torpedo gratis por aqui

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Torcedores chilenos sem ingresso invadem Maracanã e são detidos

 
Cerca de 100 torcedores do Chile invadiram o centro de imprensa do Maracanã, na Zona Norte do Rio, por volta das 15h desta quarta-feira (18), momentos antes do jogo entre Espanha e Chile. Segundo a Secretaria de Segurança, 85 pessoas foram detidas e levadas, em três ônibus, para a Cidade da Polícia, no Jacaré, Subúrbio, onde chegaram às 18h05 (inicialmente, a secretaria informou que 90 haviam sido detidos. A informação foi corrigida no fim da tarde).
 Durante a invasão, houve muita correria e gritos na área onde trabalham os jornalistas no estádio. Segundo relatos do Globoesporte.com, torcedores forçaram uma das grades da cerca que protege a área. Duas paredes foram derrubadas. O grupo foi contido pelos "stewards" (seguranças particulares da Fifa).
 
Após o domínio do grupo, todos foram colocados sentados no chão e depois conduzidos por PMs do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) para serem encaminhados para a delegacia. Até as 16h20, a Polícia Civil não havia informado para onde os detidos foram levados.
Ainda de acordo com o GE.com, funcionários do Comitê Organizador Local (COL) informaram que os chilenos circulavam pela área e alguns afirmaram precisar de atendimento médico, distraindo parte das autoridades antes da invasão.
Três ônibus levaram detidos para a Cidade da Polícia (Foto: Henrique Coelho / G1)Três ônibus levaram detidos para a Cidade da
Polícia (Foto: Henrique Coelho / G1)
Argentino entre os detidos
Dois argentinos forem à Cidade da Polícia para levar documentos de um amigo, também argentino, que teria sido detido junto com os chilenos. Pedro Garcia, amigo do detido, disse que eles estavam na área do estádio desde antes do meio-dia, antes das interdições e do bloqueio para quem não possuía ingresso. "Ele estava muito ansioso, e estávamos com nossos amigos chilenos. Tentamos comprar ingressos lá, mas não conseguimos. Ele, então, resolveu entrar junto com os amigos chilenos. Falamos com ele por telefone e ele está bem", disse o torcedor chileno.
Ingressos que chilenos tentavam vender (Foto: Marcelo Elizardo / G1)Ingressos que chilenos tentavam vender
(Foto: Marcelo Elizardo / G1)
Cambistas chilenos
Também nesta quarta, seis chilenos foram detidos tentando vender ingressos por preços acima do comprado. Segundo a Polícia Civil, eles queria R$ 1,6 mil por cada uma das cinco entradas – três para Espanha x Chile e duas para Bélgica x Argélia, mesmo o segundo jogo tendo ocorrido nesta terça (17). Um americano também foi detido por tentar comprar bilhetes. De acordo com um policial, eles queriam que a venda fosse feita em dólar. O G1 tentou conversar com os detidos, mas eles não quiserem dar entrevista.
Problemas no 1º jogo
O primeiro jogo no Maracanã também teve invasão, de um grupo menor de torcedores. As invasões apontam falhas no sistema de segurança, já que há barreiras policiais em ruas no entorno do estádio, onde só passam torcedores com ingressos ou credenciados.
Estes são os primeiros problemas relatados com chilenos que chegaram ao Rio para acompanhar a Copa. O Consulado do Chile não soube informar quantos torcedores estão no Rio. Somente em um acampamento em Itaboraí, na Região Metropolitana, estão dois mil torcedores. Foram precisos 30 ônibus para levar todos para o Maracanã.
fonte da noticia g1.com
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário